Leia bem antes de fechar a página e nunca mais voltar.

Tudo bem, eu entederei se você não gostar do blog e apertar alt+F4 e nunca mais voltar, mas você não será perdoado se fizer isso sem antes ler pelo menos um post ou olhar a página até lá embaixo. Idaí que eu não vou saber se você fez isso ou não? Eu vou ficar bolado assim mesmo... Enfim, leia e depois feche a página ou salve nos seus favoritos (Y).
Pode ser que o tema não te agrade, aí você pode deixar sugestões, que tal?


domingo, 6 de setembro de 2009

Crítica sobre a exposição "carioca" do FOTORIO 2009

Carioca

O ranger do piso de madeira sob o carpete denunciava meus passos.Meus olhos circundavam aquela imensidade de cores,de vibrações e sensações presentes nas fotos.Era como se elas tivessem vida,como se me transportassem àqueles lugares de forma rápida e simples,mas nem por isso de forma menos incrível.Ao contrário.

Emmanuelle Bernard conseguiu,através de seu olhar estrangeiro,recuperar em mim um sentimento que há muito havia perdido em relação a minha cidade: a emoção,o orgulho de viver aqui.Parte dessa perda talvez aplica-se ao fato de que estamos vivendo em épocas perigosas, e por isso acabamos por nos esquecer dos sentimentos.

E que coisa horrível! Descobri que sentia realmente falta disso.Descobri que sentia falta de amar o Rio,de ao invés de olhar com os piores olhos,eu não precisava usar “lentes”,mas que poderia ver com esses mesmos olhos um Rio maravilhoso,lindo,um Rio que sentia falta,o Rio do qual lembrei e vi,hoje!

Cada foto de um rosto carioca mostrava uma certa apreensão,medo,tristeza.Mas TODAS, mostravam fé e alegria,sem exceção. Todas refletiam o Rio que queremos: o Rio feliz,apesar de tudo.

A exposição me mostrou que ser carioca é fazer parte de uma bagunça feliz.Que é conviver com diferentes tipos de pessoas,de diferentes etnias,de modos de vida diferentes,e simplesmente abraçar essa causa com a maior naturalidade possível.As imagens me mostraram, que assim como o Cristo, estamos sempre de braços abertos.E para tudo.O carioca é,de fato,um ser diferente.

Que me desculpem os outros lugares do mundo,mas ser carioca é fazer parte do grupo de pessoas mais simpáticas do planeta,mais calorosas.

Saí de lá com alguns pensamentos renovados,e o passeio pelo Centro do Rio ajudou.E muito.Ajudou-me a perceber que aquele Rio,lá do passado,de paz,pode voltar.Só precisamos ter fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário